mãos

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Mãe tem que saber tudo?

Mãe tem que saber tudo?

NÃO!!!!!!

Eu particularmente acho que mãe deve mostrar ao filho que não sabe a resposta de tudo por vários motivos.

1- Para mostrar que não somos perfeitas e não temos todas as respostas.

2- Para ensiná-los a pesquisar, procurar o conhecimento (podemos até mostrar como).

3- Para manter com eles desde pequenos um relacionamento aberto, pois mostrar fragilidade nos torna mais humanas e acessíveis.

Eu particularmente procuro sempre ser breve nas respostas, principalmente com os pequenos. Porque os pequenos querem respostas rápidas, sem rodeios e com verdade.

Por exemplo:

A. Por que temos que comer? Para ficar fortes e crescer.

B. Por que esta chovendo? Porque as nuvens estão cheias de água e não aguentam mais carregar peso.

C.Por que temos que ir à escola? Para aprender a ler e escrever. (quando são pequenos) ou Para poder ficar inteligente igual ao papai e a mamãe.

D.Por que você não deixa e a mãe do Fulano deixa? Porque eu não sou a mãe do Fulano e cuido apenas da sua vida. (essa sempre gera revolta HAHAHA). Nessa é interessante colocar a razão e ver se essa ideia ficou clara para eles, mesmo que eles não gostem ou concordem.

Esses são apenas exemplos de perguntas que eu já tive que responder. Quem tiver outras mais interessantes pode colocar nos comentários.

Vamos fazer com que se sintam nossos parceiros na hora de buscar o conhecimento e que vamos sempre escutar suas indagações, mesmo quando estamos com a cabeça explodindo de cansaço.

O mais importante é nunca esquecer que temos que ser abertos para dialogar, mas não somos amigos, pois de amigos nossos filhos estão cheios, nós somos seus pais e eles precisam desse papel em muitos momentos.



Beijinhos     

Nenhum comentário:

Postar um comentário